Visitantes

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alunos dos 1ºs anos no Laboratório de Informática - Quando Percebem que já estão lendo.

O Casamento de Dona Baratinha

 Ler para a criança em voz alta diferentes gêneros de textos é fundamental para que ela possa aprender o uso e a função da escrita, as características das diferenças entre o oral e escrito e a familiarização das diversas estruturas de textos como livros, receitas, jornais e regras instrucionais.
Se contar história para a criança tem toda esta importância, imagina quando elas ouvem suas próprias vozes fazendo a leitura!

A história do Casamento de Dona Baratinha foi explorada de diversas maneiras pelos alunos. Foi lida pela professora Rute na Sala de Leitura, as  professoras Andréia, Graciela e Vânia das  salas de aulas além de atividades de pintura e escritas, encenaram também uma peça teatral.



Durante todo este processo, as crianças digitaram trechos da história  na Sala de Informática utilizando o editor de texto Word, na sequência ilustraram com o programa Paint e por fim, suas leituras foram gravadas com editor de áudio permitindo que elas pudessem ouvir suas vozes.

Esta interdisciplinaridade resultou na entrega de uma cópia em  DVD para os pais com a história encenada por elas e dos vídeos abaixo com a produção desenvolvida no Laboratório de Informática Educativa.

Vale a pena conferir os vídeos abaixo com as produções dos alunos:

1A


1B


1C


Nenhum comentário:

Postar um comentário